1- Não fazer nada

Tem como Variantes: fingir que o problema não existe; delegar o problema; marcar uma reunião para se decidir em comité como não fazer nada sobre o problema.

2- Fazer a primeira coisa que vier à cabeça

Sem pensar em mais nada fazer a primeira coisa que nos vier à cabeça. Pode melhorar ou piorar a situação. Se piorar, podemos sempre usar o mesmo sistema. Pode acontecer uma sobrecarga causada por pequenos problemas que escalaram.

3 - A Solução Convencional

Se já há uma solução testada e funcional podemos sempre aplicar com segurança. Funciona, mas raramente é interessante e quase nunca criativa.

4- Pesquisar e tomar uma decisão informada

Se não se compreende o problema ou as suas implicações, ou se não se tem a mínima ideia do que fazer esta é uma boa solução. Falar com especialistas pode poupar muito tempo e evitar soluções que já foram tentadas no passado sem sucesso.

5- Pesquisar o problema no Google

Se não há tempo para a solução anterior esta funciona sempre aliás, basta clicar aqui (http://lmgtfy.com/?q=Como+resolver+um+problema) se preferir uma solução mais visual pode sempre tentar o Youtube.

6- A Solução Instintiva

Se sabe o que está a fazer esta é uma excelente solução. Quem não sabe…. bem…. nem sempre corre pelo melhor. Atenção que é diferente da solução 2. A Solução instintiva resulta de um processo de pensamento analítico de um problema que resulta numa solução instintiva com boas possibilidades de resultar.

7- Rezar ou outras soluções sobrenaturais

Há quem procure uma taróloga, ou astróloga ou se refugie numa igreja. 
Infelizmente, não funciona para não crentes e a entidade superior (não estamos a fazer qualquer tipo de comentário religioso) pode achar que se tem de resolver o problema sem ajuda.

8- Usar CPS - Creative Problem Solving

Esta expansão do sistema tradicional de brainstorming ajuda a identificar e clarificar um problema, é muito fácil de seguir a estrutura, normalmente é divertida e gera muitos reforços positivos. No entanto, gasta muito tempo e e não tem uma estrutura para seleccionar as ideias mais criativas, o que resulta em que frequentemente nenhuma seja seleccionada.

9 - Usar TRIZ - Acrónimo Russo para Teoria de Resolução Inventiva de Problemas

Estratégia muito racional especialmente vocacionada para problemas de engenharia ou de cariz técnico. Pode ficar um pouco quem de problemas não técnicos. Tivemos alguma dificuldade em encontrar estudos de resultados bem sucedidos desta técnica.

10 - Usar ACT - Anticonventional Thinking

Inventado pelo Jeffrey Paul Baumgartner esta solução está vocacionada para encontrar inovações e caminhos criativos para definir um plano de acção. O Afastarmo-nos do pensamento convencional é um desafio complicado que rapidamente nos complica o processo.

No Magnifinance usamos algumas destas estratégias de acordo com o problema que enfrentamos e na sua organização, qual é que usam?

Baseado num artigo de Jeffrey Paul Baumgartner (http://www.jpb.com/index.php)




  • Nuno Rodrigues
  • 1

Comentários

Marianne Beavers

Marianne Beavers
05/30/2018

How To Make $100 A Day For Beginners Using Google Email Alerts
I use this new way of creating wealth online to help others create a life they desire. The results are outstanding.
Click here ==> https://forms.aweber.com/form/83/1060297783.htm

Seu comentário

Tags: Boas práticasStartUp

Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar