Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Porque é que o excel já não serve para gerir a sua empresa

O Excel é uma das ferramentas mais populares no mundo empresarial pela sua flexibilidade para realizar as mais diversas tarefas, que incluem para muitas empresas a gestão financeira. Esta mesma flexibilidade, inicialmente boa por se adaptar às necessidades da empresa, traduz-se invariavelmente numa solução pouco robusta, difícil de alterar e sujeita a erros à medida que se vai acrescentando complexidade.

Andre Silva

Na grande maioria as micro e pequenas empresas começam por utilizar o excel para a sua gestão. O Excel é uma das ferramentas mais populares no mundo empresarial pela sua flexibilidade para realizar as mais diversas tarefas, que incluem para muitas empresas a gestão financeira. Esta mesma flexibilidade, inicialmente boa por se adaptar às necessidades da empresa, traduz-se invariavelmente numa solução pouco robusta, difícil de alterar e sujeita a erros à medida que se vai acrescentando complexidade.

Vários estudos indicam que 9 em cada 10 folhas de excel contêm erros significativos, sendo a sua esmagadora maioria de origem humana. São publicamente conhecidos vários casos baseados em erros de excel que tiveram graves prejuízos para as empresas implicadas. O mais famoso será talvez o da JPMorgam com um impacto de certa de 6 mil milhões de euros nas suas contas.

Sendo um processo de introdução de dados manual, com muito copy e paste, é fácil perceber porque os erros são tão comuns.

Se usa um excel, provavelmente já se identificou com o cenário descrito, e é por isso que deve mudar para uma solução de gestão na nuvem que simplifique a sua vida e permita ao seu negócio crescer com informação em que pode confiar.

Estas são as principais vantagens que vai obter:

  1. 1. Tome decisões com confiança baseadas numa visão financeira fiável, clara e em tempo real da sua empresa.

  2. 2. A informação bancária  é sempre atual e integrada. Num único local tem os movimentos bancários de todas as suas contas importados automaticamente, sem erros e sem perder tempo.

  3. 3. Tenha acesso a relatórios financeiros sempre que precisar sem ter de esperar pelo fim do mês, ou do trimestre, quando a sua contabilidade lhe envia um relatório difícil de compreender.

  4. 4. Todas as operações são devidamente registadas e o histórico é mantido para sempre de forma segura. Será sempre possível saber quem fez o quê.

  5. 5. Pode integrar a informação financeira com outras aplicações que utilize internamente na sua empresa, como por exemplo CRM's.

  6. 6. Passará a ser simples o trabalho colaborativo, permitindo o trabalho simultâneo de toda a sua equipa com diferentes permissões de acesso. Fica também simplificada a partilha da informação financeira com o seu contabilista ou investidores.

Ainda quer continuar a usar o excel para gerir o seu negócio?


Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar