Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

5 Dicas para prevenir uma má gestão de tesouraria da sua empresa

Gerir a tesouraria é certamente uma das principais dificuldades de uma micro ou pequena empresa. Garantir que se tem dinheiro para crescer o negócio sem comprometer o cumprimento das obrigações com fornecedores, salários, rendas e impostos é um exercício que pode ser bastante complicado.

Pedro Gouveia

Gerir a tesouraria é certamente uma das principais dificuldades de uma micro ou pequena empresa. Saiba como ter uma gestão de tesouraria eficaz e evite os pagamentos em atraso.

A saúde do seu negócio está diretamente relacionada com a gestão da tesouraria. Se fizer uma boa gestão de tesouraria terá os dados necessários para saber quando e em quê investir e, assim diminuir os riscos operacionais e financeiros.  

 

A gestão de tesouraria é influenciada tanto por fatores internos como externos. Um dos fatores externos que pode prejudicar o seu negócio é o atraso nos pagamentos de faturas de clientes. Nestas situações, existem basicamente duas abordagens. A primeira é contatar o cliente e aguardar pagamento. Quando a primeira abordagem se esgota, acaba por ter de lutar pelos direitos da sua empresa na lei e exigir que o cliente faça o pagamento do respetivo montante em atraso (com juros), o que geralmente é bastante lento e inevitavelmente vai levar a perda do cliente.

 

Neste cenário, para evitar pagamentos em atraso e alcançar uma melhor gestão da tesouraria, siga as seguintes dicas:

-  Minimize o prazo de pagamento, idealmente obtenha o pagamento em adiantado. Sabemos que é mais fácil sugerir do que pôr em prática mas ao conseguir pagamentos em adiantado vai diminui diretamente o risco para a sua empresa, tendo assim a garantia de que irá receber o pagamento para o seu produto ou serviço. É comum, em empresas de serviços, solicitar uma parte do valor de forma antecipada e o restante ao final do mesmo. O pagamento adiantado possibilita maior disponibilidade de dinheiro, o que pode ser mais seguro quando a tesouraria da sua empresa é reduzida. Todo o tempo que dedicar a encontrar formas de obter o pagamento adiantado será bem empregue.

 

-  Controle e reveja o histórico de pagamentos que tem com o cliente. Este é um trabalho contínuo, o perfil de pagamento do cliente pode alterar-se com o tempo. Adapte a previsão de tesouraria com base no histórico e não com base na data de vencimento das faturas. Dessa forma é mais fácil ter uma previsão mais certeira de quando vai receber.

 

-  Negocie condições com base na data de pagamento. Ofereça um desconto se o cliente pagar a pronto pagamento, ou com um prazo mais curto, e aumente o preço para  clientes que se atrasam frequentemente. Desta forma, irá incentivar o pagamento no momento de aquisição, algo benéfico tanto para o cliente, que não terá pagamentos pendentes, como para a sua empresa.

-  Crie um mecanismo de controlo de pagamentos. Controlar os pagamentos realizados pelos clientes é fundamental tanto para saber quem já pagou como para simplesmente não cobrar em duplicado. Com a nossa plataforma poderá fazer a sincronização das suas contas bancárias automaticamente e ter sugestões inteligentes de reconciliação das suas faturas. A informação é disponibilizada em tempo real, o que lhe permite associar uma fatura a um determinado movimento bancário enquanto ainda se lembra do contexto desse recebimento ou pagamento e não meses depois.

 

-  Se possível, emita faturas apenas depois de receber. Ao fechar uma fatura, a empresa fica obrigada a pagar impostos, por isso, tente encontrar formas de motivar os seus clientes a fazer o pagamento antes de emitir a fatura.

Seja qual for a sua estratégia, a estabilidade da gestão de tesouraria não pode ser garantida apenas por fatores internos. Deve, continuamente, tentar aumentar as suas vendas e baixar os seus custos, mas para garantir a estabilidade do seu negócio deve dar especial atenção à sua tesouraria, ou seja minimizar a diferença de tempo entre o pagamento aos seus fornecedores e o recebimento dos seus clientes. Soluções como a sincronização bancária  automática da MagniFinance ajudam a perceber quais clientes já pagaram e quais estão por pagar.

 

Problemas na sua tesouraria? Utilize a Magnifinance para gerir em tempo real toda a entrada e saída de dinheiro da sua empresa. Nossos consultores estão sempre disponíveis para ajudar a sua empresa a gerir a tesouraria de forma mais eficiente. Entre em contato conosco através do chat presente no nosso site ou nas nossas redes sociais.



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar