Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Há quanto tempo não faz uma pausa para rever o plano de negócio?

Uma das atividades mais entusiasmantes ao criar uma empresa é a definição de um plano de negócios. Numa primeira fase estamos completamente focados na nossa ideia e queremos colocar tudo em documentos e folhas de excel, projectando exactamente como imaginamos o futuro da nossa empresa.

Pedro Matias Dias

Uma das atividades mais entusiasmantes  ao criar uma empresa é a definição de um plano de negócios. Numa primeira fase estamos completamente focados na nossa ideia e queremos colocar tudo em documentos e folhas de excel, projectando exactamente como imaginamos o futuro da nossa empresa. 

Uma vez validado o plano, começamos realmente a implementar a nossa ideia. E ao inicio vamos revendo o plano numa base diária ou semanal mantendo sempre tudo organizado e controlado. medida que o tempo passa, e isto acaba por eventualmente acontecer em todas as novas empresas, somos sobrecarregados com atividades diárias (construção do produto, suporte a clientes, contratação, etc.)  e tudo é mais urgente de resolver do que voltar a rever o plano. 

Quando deixamos de rever deixamos também de controlar. E nesse momento, para além da sensação de insegurança que temos por não saber exactamente como a empresa está, deixamos de ter a capacidade para tomar as decisões mais correctas e tão rapidamente quanto gostaríamos porque não temos toda a informação necessária. 

Está na altura de revisitar o seu plano e desta vez manter atualizado durante os próximos meses. Fique atento às seguintes questões: 

1. Despesas: ter um controlo apertado sobre as despesas é uma tarefa contínua. Das despesas que tem atualmente quantas destas são mesmo essenciais? Separar despesas fixas de variáveis, e ter uma ideia da ordem de valores de cada uma, é fundamental para reagir rapidamente a adversidades. 

2. Lucros: a evolução das receitas está a decorrer como esperado? Se não está deve adaptar as suas projeções financeiras e antecipar medidas necessárias. Perceba de onde vêm os seus melhores clientes (quais os seus canais de venda) e como pode replicar o sucesso que tem com estes. 

3. Margens de lucro: aproveite para perceber qual a sua margem de lucro. Se necessário redefina o seu posicionamento e pricing. Pode precisar de fazer um refresh à análise da concorrência que realizou quando começou a concretizar a sua ideia. 

Todos estes indicadores podem ser retirados com pouco esforço e em tempo real de uma solução como o MagniFinance. Atualizar e manter o seu plano pode passar a ser um tarefa simples para que nunca mais perca o controlo do seu negócio! 



Gostou deste conteúdo?

Junte-se aos mais de 5 mil empresários e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar