Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Como automatizar a faturação do meu negócio online? Conheça a API de faturação

Como automatizar a faturação de uma loja online? Se tem um negócio online em Portugal, seja um e-commerce, marketplace, ou qualquer outro tipo e precisa de emitir faturas assim que o cliente faça uma compra no seu site ou plataforma, a única forma sustentável de o fazer é automatizando a sua faturação e integrando o seu site com uma plataforma de faturação. Veja quais os benefícios da utilização da API de Faturação MagniFinance.

Pedro Gouveia

Como automatizar a faturação de uma loja online? Se tem um negócio online em Portugal, seja um e-commerce, marketplace, ou qualquer outro tipo e precisa de emitir faturas assim que o cliente faça uma compra no seu site ou plataforma, a única forma sustentável de o fazer é automatizando a sua faturação integrando o seu site com uma plataforma de faturação. Veja quais os benefícios da utilização da API de Faturação MagniFinance.

 

Para iniciar um negócio online existem várias questões técnicas que deve ter em conta que vão para além do plano de negócio. Um desses possíveis “problemas” é a necessidade de automatizar a faturação. Você precisa dedicar o seu tempo e recursos em optimizar os processos que entregam valor ao seu cliente e tentar automatizar os processos burocráticos e repetitivos.

O que é uma API de faturação?

API (Application Programming Interface) de forma simplificada, é uma forma de interligar sistemas que não foram criados pelas mesmas pessoas. As API’s geralmente são acompanhadas de uma documentação que explica quais são os métodos para se criar uma comunicação correta e conseguir executar tarefas em conjunto.

Uma API de faturação pode ser utilizada por qualquer sistema que precise de automatizar a emissão de faturas e outros documentos fiscais. Esta pode ser usada para qualquer tipo de empresa, e o custo da sua implementação é bastante reduzida. É importante, no entanto, analisar qual o processo de faturação ideal para o seu negócio antes de começar. Pensar em questões como: “Faz sentido emitir um orçamento para aprovação do cliente antes de fechar a venda?”, “Iremos emitir a fatura antes ou depois de receber o pagamento?”, “Como iremos proceder em caso do cliente pedir uma devolução?” ou até “Precisamos de emitir uma guia de transporte para fazer a entrega do produto?”

 

Existem vários tipos de negócio online para os quais um procedimento automatizado de faturação é uma necessidade fundamental, vamos analisar quais as razões na qual cada um investiu em fazer a integração via API.

 

Para saber mais sobre faturação manual, leia o nosso post sobre introdução à faturação.

 

Quando é preciso automatizar a faturação e quando lhe vai ser útil integrar com  uma API?

 

Plataformas online e e-commerce
    Imagine que disponibiliza um serviço online com centenas de vendas diárias. Consumidores ávidos por entregas cada vez mais rápidas. Agora pense que cada venda precisa ser processada de forma quase imediata. Esse cenário corresponde à realidade ideal para a utilização de uma API de faturação.  Neste exemplo, se a sua empresa utilizar um processo de faturação manual, é provável que ocorram muitos erros e atrasos nas emissões das faturas. Além de ter de dedicar uma grande quantidade de horas de trabalho de um ou vários colaboradores para realizar esta tarefa, que provavelmente seriam mais bem empregues em trabalho com retorno efetivo para o seu negócio. Neste caso, compensaria investir na automatização da sua faturação.

 

Para alguns e-commerce, além da integração por API, a MagniFinance disponibiliza plugins desenvolvidos por parceiros. Como é o caso do plugin de faturação para Magento ou do plugin de faturação para Woo Commerce. Caso utilize um dos dois sistemas, a integração é também bastante simples, basta seguir alguns passos para configurar. Para começar a utilizá-los envie-nos um email para info@magnifinance.com ou entre em contato conosco pelo nosso chat online.

 

Empresas que intermediam a troca de serviços

Geralmente estes serviços utilizam a tecnologia para intermediar serviços entre pessoas. É o exemplo de clientes MagniFinance  como a Showroomprive ou a SGS que utilizam a nossa API para faturarem em nome das empresas na sua rede de parceiros. No caso da Showroomprive, a fatura do serviço é emitida pela MagniFinance, por ordem da Showroomprive, em nome do parceiro sem que o mesmo precise de se preocupar com isso. O exemplo da Showroomprive é interessante pela enorme quantidade de faturas que a empresa emite todos os dias através da nossa API, assim como pelo serviço de suporte que prestamos aos seus parceiros que geralmente não estão muito acostumados ao universo contabilístico.

Integrar lojas físicas com e-commerce

    Ao usar uma API é possível unificar num único sítio a faturação de diversas lojas, é ideal para uma loja física que também tem um e-commerce. No caso da MagniFinance, ao pagar a subscrição da API para a loja online você também pode utilizar a faturação manual para fazer as vendas da loja física. Esse processo é muito valioso pois permite o controlo centralizado de stocks e unifica a informação para a gestão financeira.

O que devo levar em consideração ao escolher uma API

É verdade que existem alguns softwares de faturação que disponibilizam API. É importante levar em consideração algumas detalhes:

-  Escolha um serviço que possua suporte técnico na integração e documentação da API.

-  Fiabilidade do sistema. A faturação é uma área que não pode falhar, sem a faturação, a sua empresa não estará a cumprir as expectativas do seu cliente (espera receber uma fatura que condiga com a sua compra) e possivelmente poderá ter problemas com a Autoridade Tributária.

-  Estar sempre atualizado em relação às regras necessárias para a faturação certificada.

-  Possibilidade de gerir as finanças do seu negócio.

-  Gestão integrada do seu stock.

Quanto custa integrar com uma API de faturação?

Como a MagniFinance é uma plataforma de gestão financeira terá acesso a  várias outras funcionalidades para além da faturação, já incluídas no preço. No caso do uso da API, há um custo extra de €9,90 por mês(com 1000 documentos/mês incluídos), que lhe dá acesso a apoio técnico personalizado com a criação de um canal no teams e uma conta “sandbox” para testes de implementação.

 

Como integrar com uma API de faturação?

Se você não é cliente basta subscrever a MagniFinance e enviar-nos um e-mail para info@magnifinance.com a solicitar a documentação da API.  Caso já seja nosso cliente, basta enviar o e-mail para pedir inclusão da API na sua subscrição.

 

Com este post tentamos explicar as vantagens de usar uma API de faturação para o seu negócio online, se ficou com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco que teremos o maior gosto em ajudar. Caso tenha alguma dúvida que possa ser relevante para outros utilizadores, por favor, deixe aqui a sua mensagem no comentários. Além disso, pode subscrever à nossa newsletter, para receber gratuitamente conteúdos que lhe vão ajudar no crescimento e sucesso da sua empresa.



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar