Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Já ouviu algum Não? Não se preocupe, deve estar no bom caminho

Em 2008 a Aribnb, então uma pequena startup, contatou sete investidores para financiarem o projeto. Dos sete investidores contatados receberam cinco respostas negativas e dois nem sequer responderam. O negócio proposto na altura era 150 mil dólares por 10% da empresa. Um verdadeiro negócio da china sabendo que hoje a Airbnb está avaliada em cerca de 25 mil milhões de dólares.

Andre Silva

Em 2008 a Aribnb, então uma pequena startup, contatou sete investidores para financiarem o projeto. Dos sete investidores contatados receberam cinco respostas negativas e dois nem sequer responderam. O negócio proposto  na altura era 150 mil dólares por 10% da empresa. Um verdadeiro negócio da china sabendo que hoje a Airbnb está avaliada em cerca de 25 mil milhões de dólares.

Ok, todos temos a noção das estatísticas envolvidas em investimentos de risco em empresas numa fase tão inicial. Os investidores de certo terão justificações mais do que plausíveis para deixar para passar "esta oportunidade". O ponto que queríamos mostrar é que o Não faz parte da vida de uma startup mesmo quando se está num bom caminho. Na fase inicial vamos ouvir respostas positivas e negativas com bastante frequência, transformando o dia-a-dia numa autêntica montanha russa de emoções.

Numa startup estamos constantemente a procurar oportunidades e a definir o nosso caminho. Isso inclui falar com clientes, parceiros e investidores quase sempre numa posição de desvantagem. Não somos conhecidos,  não temos dimensão e normalmente não temos muito dinheiro.

Nestas interações já ouvimos algumas vezes um Não. O Não pode vir de muitas formas, como por exemplo o cliente que não converteu ou a negociação com um investidor que não se concretizou. 

Se é importante  aprender com as rejeições e tentar identificar as causas, é  igualmente importante não desmotivar  por causa de um Não. Se por vezes pode significar algum problema com o produto ou serviço que se está a vender, muitas outras vezes não será assim. Pode simplesmente estar a abordar o público final errado ou até ser apenas uma questão de timming.

E qual a melhor forma de lidar com a rejeição quando esta acontece? Cada caso é um caso, mas deixamos aqui algumas ideias:

  1. 1. Não ficar bloqueado. Ser rejeitado é melhor do que não acontecer nada, porque nos permite continuar a definir melhor o caminho certo. O melhor a fazer depois de um Não é arrancar rapidamente para o próximo contato.
  2. 2. Ganhe consciência que não você que está em causa. As pessoas estão mais ocupadas do que nunca, e raramente somos uma prioridade quando as abordamos.
  3. 3. Pratique o seu "pitch" de venda. Tudo pode ser praticado e melhorado. Coloque-se do lado do seu interlocutor e adapte o seu discurso aos seus problemas.
  4. 4. Seja otimista. Uma atitude negativa é contagiante para a sua equipa e facilmente identificada por clientes e investidores.

No fundo o que pretendemos é que se lembre sempre que a rejeição faz parte do dia a dia de uma startup e  garantir que tenha aqui um exemplo para se inspirar, com respostas de rejeição reais, de uma empresa que hoje vale 25 mil milhões.


Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar