Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Ser peixe pequeno no oceano

Nuno Rodrigues

Uma das frases famosas de gestão explica como é preferível ser um peixe grande num lago pequeno. Esta frase teve origem num jornal americano no ano de 1881 onde tentam ilustrar a dimensão de uma empresa face ao seu mercado.

A verdade é que os mercados estão cada vez mais fragmentados o que os torna pequenos e muito competitivos. O que se reflete na possibilidade de escalar e de ter margens.
Seth Godin no seu blog levanta a questão que assola muitas startups e muitos empresários com grandes sonhos: O desejo de desenvolver a solução para um problema popular.
Esta questão levanta dois problemas:

1- Muita gente está a tentar encontrar a solução, o que é igual a muita concorrência.

2- Os empresários frequentemente tentam falar com o líder da empresa.

Ou seja, se está a tentar encontrar a solução para um problema e tenta falar com Dietrich Mateschitz ou com Belmiro de Azevedo, é provável que tenha muitas dificuldades de chegar à fala com eles e, se por acaso conseguir, vai ser mais um entre muitos com a mão no ar na tentativa de conseguir a sua atenção, para lhe explicar num curto espaço de tempo de como tem a solução para um problema e porque é que eles devem confiar em si.

Por isso deixamos uma recomendação inspirada pelo Seth Godin, foque-se em problemas menos sexys com menos concorrência para que a sua ideia ganhe tracção. Assim que ela começar a ser popular será muito mais fácil chegar onde sempre desejou e ter a atenção de quem realmente pode vir a precisar da sua ajuda.

Quem sabe se no processo tropeça num projecto que o realize e que seja rentável?

Pode sempre usar o Magnifinance para facturar e medir o seu sucesso.



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar