Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Startup Weekend - 4 conselhos para quem quer criar uma empresa em 54 horas

No último fim de semana aconteceu o Startup Weekend Lisbon. Evento em que jovens de todas as idades põem à prova a sua ideia de negócio e conhecem outros empreendedores. A MagniFinance esteve presente como patrocinadora, e eu próprio como mentor. É com enorme entusiasmo e satisfação que participamos ativamente para potenciar o empreendedorismo e vemos com os nossos próprios olhos muitas pessoas interessadas em construir um futuro melhor.

Jorge Rodrigues dos Santos

 

No último fim de semana aconteceu o Startup Weekend Lisbon. Evento em que jovens de todas as idades põem à prova a sua ideia de negócio e conhecem outros empreendedores.
A MagniFinance esteve presente como patrocinadora, e eu próprio como mentor. 

No último fim de semana aconteceu o Startup Weekend Lisbon. Evento em que jovens de todas as idades põem à prova a sua ideia de negócio e conhecem outros empreendedores.

A MagniFinance esteve presente como patrocinadora, e eu próprio como mentor. É com enorme entusiasmo e satisfação que participamos ativamente para potenciar o empreendedorismo e  vemos com os nossos próprios olhos muitas pessoas interessadas em construir um futuro melhor.

 

O ambiente estava descontraído mas com muita dinâmica e vontade de aproveitar o dia para trocar experiências e aprender o máximo possível. Neste evento as equipas estão todas numa fase muito inicial, o que me fez recordar os nossos primeiros dias. Espero ter ajudado e deixo aqui os meus conselhos mais comuns.

 

1- Resumir a ideia numa frase curta e concisa

 

É importante conseguirem resumir a vossa ideia numa frase curta e concisa. Não é tão simples como parece e de certeza que é um exercício que vos vai fazer pensar muito no que é realmente importante na vossa ideia. Para além de ser óptimo para se organizarem mentalmente e alinhar a equipa nos objetivos é também muito útil quando tiverem que falar com clientes / parceiros / investidores. A última coisa que querem é parecer confusos e sem um rumo certo. Uma última característica a procurar, a frase deve captar logo a atenção e curiosidade de quem a ouve.

 

2- Ter uma proposta de valor clara

 

Depois de captar a atenção, o que vos diferencia da concorrência? Querem ser os melhores a fazer o que? 

Existem poucos casos em que a ideia vai ser completamente inovadora, como tal, devem diferenciar-se dos concorrentes. Devem conseguir transmitir de forma clara o que vos diferencia da concorrência e como é que isso se traduz numa mais valia para os clientes.

 

3- Definir bem a fonte de receitas

 

Toda a gente quer que o seu negócio seja sustentável e para isso é preciso ter um forma de monetizar a nossa ideia. Muitas novas ideias são baseadas em aplicações web b2c e nestes casos é fácil cair na tentação de pensar que o modelo está definido à partida rentabilizando com publicidade. A verdade é que são poucos os negócios que se mantêm sustentáveis desta forma e ao contrário do que parece não é um caminho nada fácil. Estudem bem o modelo de revenue e mais importante garantam que este está enquadrado com a proposta de valor para os vossos clientes. Quanto pagaria uma empresa pelo produto / serviço? Quanto pagariam os vossos amigos pelo produto / serviço?

 

 

4- A tecnologia não é tudo

 

Da nossa experiência na maioria dos casos a tecnologia não vai ser um fator diferenciador da vossa ideia. Por isso não comecem o vosso caminho por construir soluções altamente tecnológicas ao longo de vários meses sem primeiro provar e limar o conceito. 

Não é aplicável a todos os negócios mas lembro-me sempre de uma experiência que fizemos para testar uma ideia de negócio nossa. Tínhamos a ideia de criar um serviço que fornecia um produto numa indústria que actualmente funciona de forma bastante antiquada, criar uma plataforma tecnológica de venda e gestão logística. Podíamos ter construído a plataforma, falado com fornecedores e construido um site 5 estrelas para começar a vender. No entanto criámos em 2 ou 3 horas um site muito simples e fizemos alguma publicidade. Em dois dias recebemos mais encomendas do que estávamos à espera e que naquele momento não conseguíamos satisfazer. Para nós ficou provado o conceito e o valor que tinha para os clientes. O nosso último concelho é que arranjem formas criativas de provar ou aperfeiçoar o conceito o mais rápido possível.



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar